Marketing para Igrejas e os 4 P’s

Se você está pensando em marketing para igrejas e já fez algum curso ou leu qualquer material sobre marketing, provavelmente já deve ter se deparado com o assunto dos 4 P’s.

Criado pelo professor Jerome McCarthy e difundido por Philip Kotler, o famoso mix de marketing composto por estes 4 P’s auxiliam profissionais de marketing de todo o mundo a planejar, executar e mensurar estratégias de marketing para qualquer tipo de segmento, inclusive no marketing para igrejas

Crossby - duvida - marketing para igrejas

Mas o que são os 4 P's?

 

Se você faz parte do grupo de pessoas que nunca ouviu falar sobre os 4 P’s e o que cada um deles significa, segue abaixo uma explicação resumida:

Resumo:

  • P1 – Produto: é o que você está vendendo;
  • P2 – Praça: é onde você está vendendo;
  • P3 – Preço: é quanto você está cobrando;
  • P4 – Promoção: é como você está divulgando.

Mas como relacionar com o marketing para igrejas?

  • P1 – Produto (o que você está vendendo): trata-se do Evangelho – é o que você, como igreja, prega aos seus frequentadores e membros;
  • P2 – Praça (aonde você está vendendo): é o local onde você, como igreja, prega o Evangelho, seja na sua estrutura física ou on-line;
  • P3 – Preço (quanto você está cobrando): neste caso, pode ser entendido como o nível de comprometimento que se é esperado dos membros em fazer parte da sua congregação, visto que não há um preço monetário envolvido;
  • P4 – Promoção (como você está divulgando): é a divulgação de tudo aquilo que a sua igreja faz, tudo que ela possui e tudo que ela é, feita com um único objetivo: atrair cada vez mais pessoas para a sua igreja.
Acredito que o simples exercício de ler essas definições já propiciam uma visão mais clara sobre o que é preciso ser feito para melhorar o marketing para igrejas dos dias atuais. O foco em cada um desses P’s é um dos fatores que determinará a efetividade do marketing da sua igreja, portanto, vamos explicar detalhadamente o que cada um deles significa e compartilhar dicas práticas de como executar estratégias eficientes no marketing para igrejas.

P1: PRODUTO

O que você
está vendendo

P2: PRAÇA

Aonde você
está vendendo

P3: PREÇO

Quanto você está cobrando

P4: PROMOÇÃO

Como você está divulgando
foto perfil Eduardo Crossby

EDUARDO NETO

Especialista em Gestão de Empresas pela FGV, formado em Marketing pela Liberty University (Virginia, EUA) e estudante de Economia na Fae Business School. Empresário e Sócio Proprietário da Crossby Marketing.

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